terça-feira, 31 de agosto de 2010

Já que é um sonho, que seja grande, Parte II

“O Morumbi era guloso, devorava toneladas”, e por isso, todos ajudavam: várias doações de cimento, vigas de ferro, tijolos. Jogadores do elenco vendiam carnês para angariar vera para a construção. Tudo para não precisar do auxílio do poder público (diferente do que vai acontecer vocês sabem onde, né?)
Mesmo sem ter o estádio totalmente concluído, o 1º jogo foi feito no dia 2 de outubro de 1690, já que o clube precisava de verba para a conclusão das obras. O adversário foi o Sporting Club de Lisboa. Com um gol de Peixinho, o Tricolor venceu os lusitanos.

FICHA TÉCNICA DO 1º JOGO:
São Paulo: Poy; Ademar e Gildésio; Riberto; Sátiro e Vitor; Peixinho, Jonas (Paulo), Gino Orlando, Gonçalo (Cláudio) e Canhoteiro. Téc. Flávio Costa.
Sporting: Aníbal; Lino, Hilário; Mendes, Morato, Júlio; Hugo, Faustino, Figueiredo (Fernando), Diego (Geo) e Seminário. Téc. Alfredo Gonzalez.
Público: 56.448
Renda: Cr$ 7.868.400,00
A inauguração final e definitiva da casa do Gigante aconteceu 10 anos mais tarde, contra mais um time português. Com um público de 107.069 pessoas (entre elas o Vô Gaitinha, meu pai Giba e meu tio Serginho), o São Paulo empatou com o Porto em 1x1, com gol de Miruca.

O QUE SÓ TEM NO MORUMBI
Área do estádio 62.450 m2 (3 vezes e meia maior que o Pacaembu)
Recorde de público: 146.082 pessoas, quando a Ponte Preta ganhou o campeonato paulista de 77em cima do mandante Corinthians (kkkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Recorde de público em jogos do SP: 122.209 pessoas na vitória do São Paulo sobre o Santos em 1980, também no campeonato Paulista.
Em 1990, para respeitar as normas da FIFA, a capacidade do Morumbi foi reduzida para 75 mim pessoas.


SHOWS NO MORUMBI: Vários shows internacionais históricos aconteceram na nossa casa: Queen (1984), Kiss (1983), Michael Jackson (1995), Nirvana (1993), U2 (1998 e 2006), Madonna (2008), Coldplay (2010), Metallica (2010), Beyoncé (2010, maior show de sua carreira)



ESTRUTURA:
Gramado: 108x72 m, com sistema de irrigação computadorizada. Há dois bancos de reservas cobertos e com sistema de aquecimento, com capacidade para 15 atletas e comissão técnica.
Área especial: 92 lugares para cadeiras de rodas e 102 para acompanhantes.
Alimentação: lanchonetes Habib’s, Restaurante Copa, Bar Santo Paulo e o tradicional lanche de pernil de todo jogo.
Área para atletas: 5 vestiários, sendo 4 para as equipes e 1 para os árbitros; 2 auditórios para entrevistas coletivas, fisioterapia, sala antidoping, tribuna de imprensa, posto policial e posto médico (que eu visitei no jogo São Paulo x Universitários neste ano. Hehe)

MORUMBI CONCEPT HALL
Com entrada pelo portão 2, é uma área destinada à autossustentação do estádio. Ali encontramos o Bar Santo Paulo, Megaloja RBK Concept Store, Livraria Nobel, Buffet Infantil, Academia de Ginástica, Passaporte FC etc.


MORUMBI TOUR
Visita monitorada por quase todos os cantos do estádio, tribuna do JuJu e gramado. Ingressos a R$ 30,00 (estudantes e sócios-torcedores pagam meia). Mais informações em http://passaportefc.com.br/
É Ricardo Teixeira, “cê” tá certo mesmo, Morumbi não vale nada...#NOT

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Dani, Amei*
    Só não consigo entender, como pode ser tão poderoso e ficar de fora dessa copa?
    Mas isso não é uma conquista digna de um SOBERANO, deixa pra galinhada comemorar isso, que nós comemoramos os títulos que eles não têm!
    Bjo

    ResponderExcluir