segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Bi- Campeão da Libertadores: Palhinha.


Eu pouco pude acompanhar a trajetória desse craque no futebol.
Jorge Ferreira da Silva ganhou o apelido de Palhinha quando começou sua carreira no América-MG, já que lembrava o craque também mineiro que jogou no Cruzeiro na década de 70.
Palhinha é natural de Carangola MG.
Foi no ano de 1986 que Telê Santana então técnico da Seleção Brasileira, em um treino contra o América-MG, se encantou com o futebol de Palhinha, um jovem de 18 anos. No final de 1991, logo após o título Paulista conquistado naquele ano, Telê pede a contratação desse jovem franzino, que desembarcou no São Paulo em 1992 aos 24 anos.
Muitos desacreditavam da habilidade do rapaz, já que com essa idade estava longe de ser uma revelação, foi com certeza alvo de desconfiança.
Ao perguntar à minha avó sobre a história desse craque, ela me respondeu: "Quando ele veio , muitos desconfiavam de seu futebol, mas Telê Santana não dava ponto sem nó."
E realmente a escolha de Telê foi como sempre acertada.
Bastou Palhinha mostrar seu talento, habilidade e personalidade dentro de campo, para cravar o seu lugar no time titular do Campeão Brasileiro.
Como eu disse no ínicio eu pouco pude acompanhar a trajetória desse ídolo, mas pelo que pude ler de sua jornada, eu acredito que o seu melhor cartão de visitas, foi o seu primeiro jogo em uma Libertadores, logo na segunda rodada. São Paulo x San José , um jogo de 3 gols, 3 gols do São Paulo, 3 gols de Palhinha. Ali começava a trajetória do Maior do Mundo que resultaria no primeiro título da Libertadores da América de sua história.
Palhinha se tornou então artilheiro ao final desse campeonato, com 7 gols.
Claro que muitos nomes podem ser lembrados, ao lembrar essa conquista que passou a ser a grande paixão e objeto de desejo da nação são-paulina. Zetti, por exemplo, é um dos nomes mais lembrados, já que defendeu um pênalt batido pelo zagueiro Gamboa na grande final.
Mas não é exagero nenhum considerar Palhinha o grande nome daquela semi final conquista.
Palhinha foi um dos caras que nos guiou nos caminhos rumo as conquistas da América.
Palhinha era preciso, um meia com habilidade ímpar, dono de toques rápidos.
Ao mesmo tempo que criava jogadas, partia também para área para balançar as redes.
Alias uma grande qualidade dos jogadores de ataque da equipe de Telê.
Aos apreciadores do bom futebol, assistir Palhinha era entrar em êxtase. Seu futebol era quase sempre formidável.
Palhinha era o toque final para a máquina perfeita de Telê Santana, que tinha como cérebro Raí, e como membros outros monstros do futebol: Müller, Cafú, Cerezo, Vítor e companhia.
Acho lamentável que depois de uma carreira vitoriosa e de tantas conquistas alguns são-paulinos ainda associem o nome de Palhinha ao pênalt perdido na final da Libertadores em 1994.
Essa pra mim é a maneira mais ingrata e cruel de lembrar um ídolo que tanto fez pelo Maior do Mundo, e que tanto encantou os nossos olhos!



Nome completo: Jorge Ferreira da Silva

Nascimento: 14/12/1967 em Carangola (MG)

Jogos disputados pelo SPFC: 229 (de 1992 a 1995)

Gols marcados pelo SPFC: 71

Títulos conquistados pelo SPFC: Bi-campeão do Mundial Interclubes (1992 e 1993), Bi-campeão da Taça Libertadores da América (1992 e 1993), campeão paulista (1992), da Supercopa da Libertadores (1993) e bi-campeão da Recopa Sul-Americana (1993 e 1994).

Outros clubes que atuou além do São Paulo: América-MG, Cruzeiro, Mallorca (ESP), Flamengo, Grêmio, Botafogo de Ribeirão Preto, Sporting Cristal (PER), Gama, Alianza Lima (PER), Marília, Khaimah Sports (EAU), Uberaba, Bandeirante, Ipatinga, Chapecoense, Farroupilha, Guarulhos.


3 comentários:

  1. Sem dúvidas, Palhinha é um dos grandes e inesquecíveis ídolos da história Tricolor, infelizmente com a perda do penalti no final da Libertadores de 94 fez muitos esquerecem da sua importância nos títulos anteriores.

    Parabéns pelo texto, May!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. diferente de vc eu tive o prazer de quando começei a acompanhar futebol e a torcer pro são paulo foi justo nos anos 91,92 e time o prazer de ver esse CRAQUE como tenho saudades daquele tempo viu..parabens pela materia....

    ResponderExcluir
  3. EU SOU SUSPEITO PRA FALAR , PRQ ACOMPANHEI A TRAJETÓRIA DELE NO SPFC , E SEMPRE FOI UM DOS MEUS ÍDOLOS , GOSTEI MUITO DO TEXTO E DA LEMBRANÇA , CONTINUE A RESGATAR OS NOSSOS CRAQUES DO PASSADO, ELES CONTAM UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA , PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELO TEXTO . BJO !

    ResponderExcluir