terça-feira, 14 de setembro de 2010

A máquina Tricolor

Se em uma década a história foi deprimente, na outra a máquina tricolor deslanchou.

25 de janeiro: inauguração oficial do Morumbi: "agora não há nada que empaque, o calhambeque vai virar um cadilac".
Os destaques da década: Toninho Guerreiro, Gérson, Forlán... A máquina saía devorando o chão. Do meio do campo, o camisa 10 com o braço esticado indicava a direção da meta. E olha a arrancada!
1970: fim do jejum...1971, mais um Paulista, em cima do Palmeiras, em um jogo com mais de 110 mil pessoas lotando a casa do Gigante... 1975, contra a Lusa, mais um um campeonato paulista com o mágico Waldir Peres; Nelson, Paranhos, Samuel e Gilberto; Pedro Rocha, Chicão e Terto; Muricy, Serginho e Zé Carlos.
Nesse jogo, quando perdíamos de 1 a 0 para a Portuguesa, sem Muricy, que foi expulso, Waldir Peres fez defesas incríveis, praticamente impossíveis. Assim, o jogo foi para a prorrogação, e acabaria sendo decidido nos pênaltis. E mais uma vez, show de Waldir, que a cada cobrança mexia na bola. Pedro Rocha abriu o marcador para o Tricolor. Dicá perdeu, sucumbindo à provocação de Waldir. 2 a 0 para o São Paulo, no gol de Serginho. Na segunda cobrança da Lusa, o monstruoso goleirão chegou a dar um tapa na bunda de Wilsinho, que também perdeu a cobrança. Chicão marcou o 3º gol tricolor, e na cobrança da Portuguesa Waldir brilhou novamente. E Tricolor Campeão Paulista de 1975.
1977: Favoritos ao título: Internacional de Falcão, Atlético Mineiro de Toninho Cerezo, Fluminense de Rivellino e Flamengo de Zico.
DEU ZEBRA: São Paulo Campeão Brasileiro!
Pedro Rocha, Muricy, Serginho Chulapa. Semifinal do Campeonato Paulista de 1978, contra o Palmeiras. No final da prorrogação, a torcida palestrina cantava: "ai, ai, ai, tá chegando a hora". E estava chegando a hora do maior artilheiro do Tricolor aparecer... Falta pro São Paulo. A bola alta. Chulapa, quase de costas pro gol, mete de cabeça, fazendo uma curva e descendo direto no ângulo direito do goleiro Gilmar.
Chulapa 1 x 0 Palmeiras.

Um comentário: