terça-feira, 27 de julho de 2010

A História de Vitórias

Essa série de textos foi criada depois que ouvi (e me viciei!) o CD "Coração de 5 Pontas", do Hélio Ziskind, que a primeira vista parece um conjunto de músicas infantis, mas que me fez chorar com a história do clube que eu amo e que não tenho adjetivos para qualificar: o São Paulo Futebol Clube!


Escrever sobre a história Tricolor não é difícil, ainda mais vivendo na "geração Wiki", onde o Google pode responder a todos os nossos anseios. Difícil é colocar nessas palavras a alma, a vida, o "coração de 5 pontas Tricolor!


Os textos foram divididos, e serão postados aqui semanalmente. O primeiro você confere agora.

- O Começo

O futebol chegou ao Brasil. Charles Miller veio da Europa trazendo duas bolas e algumas camisas e saiu logo montando seu time e fazendo com que outros montassem os seus. Às margens do Rio Tietê vários times se formavam, jogando um futebol "diferente", sem posição específica, jogo violento etc. É nessa época que nasce o futebol do Clube Paulistano, que daria origem ao "Mais Querido", e como era de se esperar, o time mais campeão da época. Infelizmente, por conta de adversidades entre a diretoria, o departamento de futebol acabou chegando ao fim, deixando desolados seus torcedores.

Mas o que os rivais não esperavam é que alguns sócios teriam a brilhante ideia (obrigada sócios!) de formar aquele que ostentaria o nome da maior cidade do país, que logo se tornaria o maior campeão dele.

A ata de fundação do então "São Paulo da Floresta" foi assinada em 26 de janeiro de 1930, porém a data de fundação oficial é de 25 de janeiro do mesmo ano, coincidindo assim com o aniversário da cidade. Desde então o Tricolor manteria suas tradicionais cores: vermelho, branco e preto.



E com apenas um ano de idade, o "bebê" São Paulo levantou a sua primeira taça, ganhando o campeonato paulista sobre o rapazote Corinthians, já com 21 anos. O Tricolor goleou o rival por 4 a 1, com gols de Armandinho (2), Friedenrich (o Pelé daquela época) e Araken. Segundo presentes naquele jogo (como o meu vô Gaitinha), o Tricolor jogou tão bem que até os torcedores do Corinthians ovacionavam os nossos heróis.



E assim começou a freguesia...

4 comentários:

  1. E assim começou a história do melhor do mundo...
    é muito gostoso ler e saber mais da trajetória Tricolor. Parabéns pelo texto, Dani!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Dani parabéns pelo texto, amei e vou adorar acompanhar a história do nosso tricolor!!!
    Não tive oportunidade ainda, mas nunca é tarde seja bem vinda ao SPFCFanáticas, tricolor!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Você é o nosso 5° elemento! Estou muito feliz por ter vc na equipe.
    O texto sobre o SanSão eu já tinha adorado. Sem ser rebuscado, mas muito claro.
    Agora, o post "A História de Vitórias" é simplesmente impecável!
    Valeu, Dani!
    Bom demais!

    ResponderExcluir
  4. Só faltou o meu comentário?? Então não vai faltar!!! hahaha
    Dani Parabéns, adorei o texto, e vai ser muito bom poder acompanhar a história do bem amado!
    Beijos!

    ResponderExcluir