quinta-feira, 29 de julho de 2010

Um medroso, covarde e apático SPFC

O título já diz muito do que achei do jogo de hoje.

MEDROSO: adj. e s.m. Que ou aquele que tem medo; pessoa a que falta energia, ou resolução; receoso, temeroso.

COVARDE: adj. Medroso, poltrão, pusilânime.

APÁTICO: adj. Insensível a tudo, indolente, indiferente: um caráter apático.

Podemos considerar que esses adjetivos viraram "nomes do meio" do São Paulo Futebol Clube? Pelo futebol apresentado após o término da Copa do Mundo, sim.

Na medicina, há duas formas de denominar uma doença: AGUDA e CRÔNICA.

A aguda pode levar à morte rapidamente.

A crônica é aquela que se desenvolve lentamente e é de degradação contínua. Pode levar à morte também, obviamente.

O câncer é uma doença crônica. O Ricardo Gomes, então, pode ser considerado o câncer do SPFC?

Eu aposto nessa opção.

O que foi esse jogo? E esse medo?
Não sei se só eu penso dessa forma, mas tática defensiva é MUITO DIFERENTE de covardia.
E foi uma covardia vergonhosa que eu vi por 90 minutos.

De que adianta ter o melhor goleiro do mundo se temos alguns jogadores mais perdidos que cego em tiroteio durante o jogo?

Durante o jogo tive a impressão de ver só o Rogério Ceni contra 11 jogadores.
Os outros companheiros de equipe do nosso MITO estavam a passeio lá no Beira-Rio?

Tá faltando vergonha na cara, hein... Tá faltando muita coisa, quero dizer.
Diretoria OMISSA. Técnico BURRO.

Termino esse meu post extremamente MAU HUMORADO com umas frases:

"Futebol é para se jogar procurando o gol e não tentando apenas se defender"

"O futebol está em decadência, a tendência é piorar. Tudo bem que antigamente havia mais espaço para se jogar, que a preparação física não era a mesma de hoje. Acontece que agora os jogadores não sabem sequer passar uma bola."

Frases de Telê Santana, que essa semana estaria completando 79 anos.
Que belo presente de aniversário, Telê...


Enfim.
Próximo jogo é no Morumbi.
E que seja diferente...

E assim eu vou acreditando. Aos trancos e barrancos? SIM. Mas vou torcendo.

21 comentários:

  1. Oi Fe, pode apostar que muitos, muitos mesmo, sao paulinos compartilham dessa mesma opiniao! E duro ver o nosso querido time sendo dirigido por um ser sem emocao e que ta acabando com o SPFC!! Mas apesar de tudo eu amo o SPFC e vou estar la sempre!! So fico triste pelo momento! Parabens pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. FÊ!tEXTO MELHOR QUE ESSE SEU PARA ILUSTRAR TODO O SENTIMENTO DEPOIS DE HJ NÃO EXISTE!! QUE FOI AQUILO???!!!! DO MEIO PRA FRENTE FOI DIFICIL DE ASSISTIR.... E ATRAS UMA HORA IA LEVAR GOL... BOBO DO JEITO QUE FOI... ROGÉRIO NADA PÔDE FAZER! PELO AMOR VIU! SEMANA QUE VEM PRECISAMOS FAZER MUITO MAIS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aceito derrotas, aceito xingamentos, mas o que não aceito é COVARDIA. Aceito uma eliminação na semifinal de libertadores, desde que eu veja garra, vontade de vencer, e principalmente CORAGEM.

    Ricardo Gomes não é tecnico de futebol. Insistir no obvio que os adversarios sabem de cor e não ter CORAGEM de mudar é inadimissível.

    Errar é humano. Persistir no erro é burrice.

    Como sempre belas palavras, Fê...concordo em tudo!

    ResponderExcluir
  4. Com esse time covarde, que é retrato do boneco de Olinda, que diz que é técnico do SPFC, dá pra ser otimista.

    Estarei no Morumbi, dia 05, pq simplesmente amo o Tricolor. Pq se dependesse de merecimento...

    #FORARICARDOGOMES

    Rafael Techima

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê, hoje foi um jogo do qual quero esquecer apagar e deletar da minha mente, faz muito tempo que não via o Maior do Mundo jogar tão mal um jogo da Libertadores, que conquistamos com muito mérito o respeito e a tradição. O jogo de hoje foi uma vergonha para o SPFC e sua torcida, se faltava um fio de esperança para ver um time vencedor em campo, hoje foi por água a baixo porque o nem mesmo na maior competição uma Libertadores o time teve um comportamento de Campeão. Agora só nos resta torcer no Morumbi e tomara que tenhamos uma Semi-final Feliz. Adorei seu texto,abraços.

    (@ermimdeandrade)

    ResponderExcluir
  6. QUE SÃO PAULO E AQUELE QUE EU VI JOGAR JOGAR NÃO.
    O INTER JOGO O SÃO PAULO PARECIA UMA PRESA COM MEDO DO SEU PREDADOR QUE TIME E ESSE NAO E O SÃO PAULO QUE EU CONHEÇO

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto! Sintetizou td muito bem! RGomes é um câncer, mesmo, pro SPFC!
    (@marcelocrs)

    ResponderExcluir
  8. Fê, parabéns. Não existem outras palavras para definir a atuação de hoje além de medrosa, covarde e apática. Afinal, são essas as características que estão associadas ao nosso "treinador", não? Telê sentiria a maior de todas as vergonhas alheias assistindo às imposições do Lorde Carequinha. Primeiro que o melhor técnico do mundo exigiria um LATERAL DIREITO de verdade. Segundo que exploraria os passes e jogadas de linhas de fundo. Sabe quantos passes certos o time são-paulino do Telê costumava acertar por jogo? TREZENTOS. Terceiro que ele atacaria até não poder mais. Retranca nunca ganhou nem vai ganhar jogo. O time só resolveu ousar um pouco (bem pouco) nos 15 minutos finais. Ora, se conseguiu fazer isso no final do jogo, por que não procurou fazer antes? Não tem explicação. Parece que virou regra: time visitante monta retranca, time mandante ataca. Pro inferno com essa palhaçada! Mas, apesar de uma noite tão sem sentimento e cheia de decepção, eu acredito no Tricolor. Temos qualidades. Precisamos explorá-las adequadamente. Precisamos de coragem, alegria, ousadia e sentimento. Em jogos passados provamos ter o espírito de campeão. Ele está dentro de nós. Por fim, uma mensagem do nosso Telê Eterno: "o futebol de resultado pode ser interessante em determinado momento, mas e o público, o torcedor? Não podemos esquecer que futebol é um espetáculo, um show. É algo para ser visto com os olhos e sentido pelo coração". OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÊÊÊÊ... TELÊ, TELÊÊÊÊ!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo e acrescento outra fase do Mestre: "O atacante tem que atacar a bola e não esperar por ela no pé".
    A atuação do Dagoberto ontem era digna de uma bela palestra do Mestre após a partida.
    Acho que meu post no http://soberanosoficial.wordpress.com/ reflete bem o que vc quer dizer com: "E assim eu vou acreditando. Aos trancos e barrancos? SIM. Mas vou torcendo. "

    Parabéns pelo blog meninas, vcs mandam mto bem!

    ResponderExcluir
  10. Ricardo Gomes é o câncer que vai nos matando lentamente... Mas, acreditar até o fim, é o que há... Eu acredito!
    E parabéns pelo texto, Fê!

    ResponderExcluir
  11. "A CARTILHA DO BOM FUTEBOL", POR TELÊ SANTANA
    Destinarário: Ricardo Gomes

    "Não é só porque o time vai escalado com três centroavantes (Caio, Euller e Aílton) que o resto dos jogadores só vão se preocupar em defender."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Alex, Miranda e Richarlyson dão muito chutões pra frente e pouco apoiam o meio-campo com toque de bola. Do meio campo para atrás os jogadores preocupam-se em defender, e não em atacar. Ontem Fernandão teve que chamar Miranda e Alex para tentar gol num escanteio.

    "Os laterais e os zagueiros também devem atacar, assim como os centroavantes voltam para marcar."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Jr. César e Jean pouco sabem subir para o ataque e criar jogadas de linha de fundo. São alas pouco criativos, apesar de Jr. César tentar um pouco mais. Dagoberto, Fernandão e Marlos não marcam no campo adversário nem no meio campo, apenas assistem aos rivais tocarem a bola.

    "O futuro do futebol é todos os jogadores se tornarem tão versáteis como os alas. Os zagueiros vão precisar ter inteligência e talento para subir ao ataque e o ideal é algo próximo à Holanda de 74. Um time em que todos saibam atacar e defender bem e executar a função correspondente ao local do campo em que estiverem."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Temos zagueiros com inteligência e talento para subir ao ataque, mas não é isso que exigimos deles. Temos jogadores que não executam sua função correspondente ao local de campo em que atual (Jean, Marlos e Richarlyson, por exemplo).

    "Acredito no futebol jogado para o gol. Num futebol ofensivo que também sabe se defender."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Sabemos nos defender, mas não estamos sabendo atacar.

    "Times erram ao desistir do ataque pelas laterais."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Simplesmente não insistimos em jogadas pelas linhas de fundo. O Inter, por exemplo, fez incontáveis jogadas assim pelo lado esquerdo do campo, principalmente na segunda etapa.

    "O meio-campo tem de criar, servir melhor os homens de frente. E os laterais precisam chegar pelas extremas, transformando-se em peças ofensivas adicionais."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Hernanes, Rodrigo Souto e Marlos não estão criando nem servindo Dagoberto e Fernandão com eficiência. Laterais, idem.

    "O toque de bola é fundamental para se vencer uma defesa fechada."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Não temos troca de passes. Marlos e Dagoberto seguram muito a bola e demoram para soltar. Hernanes é um dos poucos que conseguem soltar a bola, mas faz isso pouco. Fernandão é capaz de servir como pivô com inteligência e visão de jogo mas seus companheiros não estão sabendo jogar sem a bola, pois não o acompanham com eficiência.

    "Técnica, apenas, não ganha [um torneio]. É preciso um pouco de disciplina tática, de organização coletiva, de seriedade."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Simplesmente não temos nada disso.

    "Niguém mais está pensando dentro do campo. Os times só querem jogar no contra-ataque, armando seus meios-campos com a função de destruir. É destruir primeiro para atacar depois. Ninguém marca por pressão, no campo adversário."
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Temos jogado no contra-ataque. Precisamos destruir primeiro para atacar. Não exercemos pressão no campo adversário.

    "Raça, porém, não basta. Coração ajuda, mas não é tudo. Precisamos melhorar daqui para frente. Não compreendo por que nossos jogadores estão tão nervosos, tão tensos. Afinal, já passamos da metade do caminho. Mesmo considerando que, agora, cada jogo é decisivo." (sobre a seleção brasileira na Copa de 1994 após o jogo contra os EUA)
    O QUE ESTÁ ERRADO NO SÃO PAULO? Estamos jogando sem raça e sem coração. Precisamos, além de raça e coração, jogar com técnica, disciplina tática, organização coletiva e de seriedade. Estamos carentes nisso tudo. E o pior: estamos jogando com muito nervosismo e tensão. Já disputamos 11 dos 14 jogos possíveis nesta Libertadores. Isso já é quase 80% da competição!

    ResponderExcluir
  12. oiee Fê parabens pela materia com certeza vc explesou tudo aquele q a gente esta sentido parabens beijoss.. e sorte q o mestre Tele nao estava aqui pra ver uma partida dessa do grande SÃO PAULO viu pequeno ricardo gomes

    ResponderExcluir
  13. cocncordo t fe um time com a grandeza do SPFC nap pode pensar em se defender o tempo todo se jogasse prafrente ganhava o jogo o renan tava nervoso deu uma bola quase nos pes do fernandao era so ir pra cima ainda acredito vamo SPFC RUMO AO TETRA

    ResponderExcluir
  14. O time de ontem não foi o São Paulo que eu aprendi a gostar. Um time guerreiro, que não desiste, que joga com raça, amor...
    O time de ontem foi apático, sem chutes no gol, sem firmeza nas divididas e conformado com a ruindade.

    Como disse o Caio, aceito derrotas, desde que ela venha com garra, raça, suando sangue até o fim do jogo e não é isso que eu estou vendo recentemente.

    Texto perfeito Fê.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. vc escreve bem, precisa ir para um grande jornal ou portal. e vamos torcer para o noso time tao anêmico

    ResponderExcluir
  16. Concordo em genero numero e grau, infelizmente o JJ so esta pensando no morumbi 2014, ele nao esta conseguindo enxergar que o time esta sem comando de um tecnico. por que o RG nao e tecnico. Porem tenho que deixar claro:EU AINDA ACREDITO NOO SPFC! Saudacoes Tricolores rumo ao tetra libertadores. (desculpe escrever sem acento e outras cositas, e que estou nos USA e o teclado aqui nao tem)

    ResponderExcluir
  17. É por aí mesmo... Um time covarde e sem vontade! Acho que se eu fosse colorada ficaria puta do meu time ganhar só de 1x0 do São Paulo. Um gol só ficou barato pra um time que abdicou de jogar... Eu tenho lembraanças boas e muito orgulho da final de 2006 pq foi um jogão, comvitória apertada e os dois times jogando muito bem, mas perder pro Inter assim não dá não!
    Vamos SPFC! Dá a volta por cima e rumo a final da Libertadores! Ah! E fora Ricardo Gomes!

    ResponderExcluir
  18. E eu ainda fico achando que os jogadores têm algum amor pelo clube... Têm nada! Quem tem amor é a gente, que faz de tudo pelo clube que a gente torce. Que agüenta humilhação dos outros torcedores, que gasta o pouco que a gente ganha. Mas besta é a gente. Certos são eles, que jogam um futebolzinho covarde. Depois do jogo, é só colocar o Ipod no ouvido, entrar no carrão importado, fim do mês ir no banco sacar a grana preta que eles ganham... E a gente? Fica como? Fica sendo feito de bobo.
    Invejo o meu vô, que viu tanto são paulino de verdade jogar com raça, com vontade, jogando pra frente! Invejo o meu pai, que viu o Seu Telê comandar o time do Raí, que mesmo perdendo para o BARCELONA conseguiu ganhar. ..

    ResponderExcluir
  19. Eu não conheço o time que jogou ontem...
    Na verdade ainda não caiu a ficha de que o
    São Paulo virou aquilo que vimos ontem...
    Não estou com raiva do São Paulo,estou decepcionado o que é bem pior

    ResponderExcluir
  20. Ontem passei muita raiva, raiva que venho passando em todos esses jogos pós Copa. O São Paulo ao qual devo meu fanatismo, meu amor, desapareceu, e em seu lugar vejo um time sem vida, sem energia, sem vontade de vencer.
    Tenho muito orgulho de gritar ROGÉRIO CENI, é o melhor goleiro do Brasil! Mas passar o jogo todo só comemorando defesas não dá! Eu quero ver GOL! Eu quero sentir emoção, adrenalina em cada lance, eu quero meu time de volta.
    Espero um time diferente na próxima quinta-feira. Espero ver o melhor time do Brasil em campo novamente, vivo. Espero ver 11 jogadores jogando com muita raça. Espero o SPFC renovado pra eu poder gritar o "É CAMPEÃO" que está entalado na minha garganta! Vaaamo lá tricolor!

    @LaraRubira

    ResponderExcluir
  21. O meu pensamento estão ai descritos na suas palavras...só acrescentaria uma frase dita por um treinador q não sei por qual motivo nunca treinara nosso time.'O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE GANHAR'
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir