segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Careca



Careca chegou ao Tricolor em 1983, vindo de Campinas para substituir o maior goleador do São Paulo, Serginho Chulapa. Que responsabilidade, não? Sim, e nosso ídolo honrou toda essa responsabilidade.
Antônio de Oliveira Filho, chamado Careca por ser fã do Palhaço Carequinha (não, não estamos falando de Ricardo Gomes!), foi revelado pelo Guarani de Campinas, onde ganhou o campeonato brasileiro de 1978, marcando o gol do título.
Pelo Tricolor, foi um dos “Menudos do Morumbi”, ao lado de Müller, Pita, Silas, Sidney e outros, Careca colecionou títulos. Em 1986, no final do Brasileirão, o São Paulo perdia para o Guarani por 3 a 2, quando Careca marcou o gol salvador, levando o jogo para os pênaltis, e dando a vitória para o Tricolor!
Em 1987, depois de vários gols marcados em centenas de jogos, Careca foi vendido ao Napoli, e fez história ao jogar com Maradona, de quem até hoje é grande amigo. Juntos ganharam o scudetto em 1990.
Careca ainda jogou no Japão, no Kashiwa Reysol, e encerrou a carreira no Santos, já que quando criança era pelezista.
Atualmente Careca é dirigente de futebol no interior, mas suas raízes ainda estão ligadas ao “Mais querido”.

Antônio de Oliveira Filho
5 de outubro de 1960
Araraquara, Brasil
1,82 m
Atacante
Títulos pelo São Paulo
Campeonato Paulista: 1985, 1987
Campeonato Brasileiro: 1986

Vídeo do Campeonato Brasileorp de 1986, onde o Tricolor ganhou nos pênaltis do Guarani de Campinas:
http://www.youtube.com/watch?v=hoQqeeh-QqU

2 comentários:

  1. Com certeza Careca é um dos grandes ídolos do SPFC. Não dá pra falar de artilheiros tricolores sem citá-lo, infelizmente minha pouca idade não me permitiu vê-lo jogar.

    Parabéns pelo texto, Dani!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem isso, hein? Chega dar uma zica quando a gente vê esse vídeo e compara com o futebol de agora... Pena que não existam mais craques como antigamente.

    ResponderExcluir