segunda-feira, 1 de novembro de 2010

São Paulo Campeão Brasileiro 1977

E já que é pra falar de grandes conquistas, o que seria melhor que falar do 1ª título nacional do Gigante?
O campeonato brasileiro de 77 teve a influência da ditadura militar, assim como os anteriores. Foi um campeonato inchado, com 62 clubes em uma única divisão. Na primeira fase, os clubes foram divididos em 6 grupos (4 com 10 clubes e 5 com 11. Classificaram-se os 5 primeiros de cada grupo. Na segunda fase, desses 30 clubes, classificavam-se os 3 primeiros de cada grupo. Os restantes passavam por uma repescagem, classificando-se apenas o primeiro de cada grupo. Todos esses clubes eram novamente divididos em grupos, e o vencedor de cada grupo iria à semifinal. Nas semis, sistema eliminatório com jogos de ida e volta. Finalmente, a final, com jogo único e mando de campo para o clube com a maior campanha.
O Tricolor era considerada a zebra do campeonato. E como não ser. Os favoritos ao título eram o Internacional de Falcão, Atlético Mineiro de Toninho Cerezo, Fluminense de Rivellino e Flamengo de Zico. Mas em 20 jogos, o São Paulo tinha 13 vitórias,3 empates e 4 derrotas, marcou 40 gols e sofreu 15. O Galo Mineiro, favoritíssimo naquela noite, tinha 17 vitórias e 3 empates, invicto no campeonato.
O jogo:
O jogo começou bem amarrado no primeiro campo. Aos 21 minutos, Chicão lança Zé Sérgio na ponta direita, mas o passe sai longo. Mesmo assim, Zé ganha a dividida com Vantuir e cruza para Viana, que cabeçeia para excepcional defesa de João Leite. A bola sai a escanteio. O tricolor paulista era muito mais perigoso.
Aos 44 minutos, grande defesa de Waldir Peres, na falta cobrada por Alves na entrada da área
Já no segundo tempo, grande defesa de Waldir Peres. Foi a única grande chance do Atlético na partida. Mas mesmo assim, o jogo foi para a prorrogação.
Na primeira etapa do tempo extra, percebia-se que a vontade dos dois times era levar o jogo aos penais. E isso acontece.
A primeira cobrança é do São Paulo. Getúlio cobra para defesa de João Leite, no canto esquerdo. -Toninho Cerezo cobra para o galo, batendo mal e mandando por cima do gol.
Chicão cobra o segundo para o Tricolor, mas escorrega na hora da batida e o goleiro do galo defende. Ziza cobra bem e finalmente abre o placar. 1x0 galo, depois de duas cobranças para cada equipe. Peres bate com categoria e empata para o tricolor.
-Alves converte, colocando o time mineiro em vantagem. Na vez de Antenor, mas uma bomba, empatando novamente a disputa.
E ai Waldir Peres, com toda a sua irreverência, começou a brincar. Passava a mão na cabeça do adversário e ria deles. Bezerra cobra bem, no canto esquerdo e faz 3x2 São Paulo.
Na vez de Márcio cobrar para o Galo, Waldir Peres dá um tapinha em sua bunda. Resultado: Márcio cobra alto, longe da meta e o tricolor paulista é campeão brasileiro de 1977.

Ficha do jogo: Atlético-mg 0x0 São Paulo Data 05-03-1978, no Mineirão.
Público: 102.974
Renda: cr$6.857.080.00
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Cartões amarelos: Tecão, Angelo, Serginho, Bezerra, Peres e Neca
Atlético-MG: João Leite, Alves, Márcio, Vantuir e Valdenir, Toninho Cerezo, Angelo e Serginho, Caio(Joãozinho Paulista), Marcelo(Paulo Isidoro) e Ziza. Técnico Barbatana
São Paulo: Waldir Peres, Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor, Chicão, Teodoro(Peres) e Darío Pereyra, Zé Sérgio, Mirandinha e Viana(Neco) Técnico: Rubens Minelli

Confira agora os pênaltis do jogo:




Fotos: blog "Times Campeões"

6 comentários:

  1. E assim começa nossa saga no brasileiro!

    Parabéns pelo texto, Dani!

    ResponderExcluir
  2. Demais demais, parabéns pelo blog meninas e pelo texto de hoje!

    Beijos, Guga.

    ResponderExcluir
  3. não era nascido em 1977 mais mesmo assim me emociono muito vendo essa conquista...Parabens São Paulo Futebol Clube...o unico Hexa Campeão Brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Vc é uma maravilhosa, eu adoro a forma que vc escreve, e mtos acham q esse titulo foi o mais difícil a ser conquistado, infeliz mente eu só nasci em 1990 não aconpanhei =/
    Mas gostaria mto e estar lá!
    Belo texto Sua Linda

    ResponderExcluir
  5. queria dar os parabens a vcs pelo q estão fazendo,,como nosso time ganha muito titulos , relembrar essas grandes conquista e sempre bom ..parabens beijos...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto, parabéns. Sempre vale a pena relembrar conquistas do nosso glorioso Tricolor.

    Bjs.

    ResponderExcluir